Este é um ótimo momento para comprar o apartamento do seus sonhos. Embora muitas pessoas estejam com receio de se comprometer com um financiamento de longo prazo, por causa da crise econômica, estamos vivendo um momento importante de virada no mercado imobiliário. E o ano de 2017 promete ser mais favorável para quem pretende comprar, pois há uma sinalização de retomada de confiança no setor. A grande possibilidade de um novo período de valorização dos imóveis configura uma excelente oportunidade de ganhos.

 

O mercado imobiliário viveu os últimos dois anos em estagnação e retração. Há alguns anos, muitas pessoas compraram diversos imóveis na planta, mas, com a atual retração econômica do país, não está sendo possível quitar tantos financiamentos. O pagamento de prestações do financiamento imobiliário representa 25% da renda dos brasileiros em média, conforme dados do banco JP Morgan. Com crise e aumento do desemprego, muitas unidades foram devolvidas às construtoras, aumentando os estoques de imóveis.

 

Vender um apartamento nos últimos dois anos se tornou um desafio para os proprietários. Já para quem estava planejando comprar, a situação era vantajosa. Os descontos no valor dos imóveis chegaram a até 40% em determinados casos, como em apartamentos à venda na planta.

 

As empresas do setor, por sua vez, se concentraram em finalizar as obras e reduzir o estoque elevado, postergando os lançamentos. A consequência para o próximo ano é que o estoque de imóveis vai se reduzir, ajustando oferta e demanda, permitindo um retorno da valorização. O estoque de imóveis não vendidos caiu de 116 mil para 111 mil desde 2014. Atualmente, o mercado já está vendendo mais imóveis do que lançando.

Então, se você pretende comprar sua casa própria, esta é uma oportunidade de encontrar valores ainda competitivos por apartamentos que irão se valorizar nos próximos anos. A expectativa de recuperação econômica também deve contribuir para a expansão do setor imobiliário. Lembre-se a economia é cíclica. Há momentos de retração econômica, mas também de recuperação e crescimento.

 

O FMI (Fundo Monetário Internacional), por exemplo, estima que o PIB (Produto Interno Bruto) aumente 0,5% em 2017. Já os analistas do mercado brasileiro são mais otimistas e preveem um crescimento de 1,7%.

Dicas para fazer um bom negócio na compra do seu apartamento novo

O primeiro passo para se fazer um bom negócio é comprar mais barato para vender futuramente por um preço mais alto. O mercado imobiliário costuma ser um bom negócio no nosso país. Apesar dos últimos anos mais desafiadores, a retomada da confiança promete restaurante a lucratividade do setor. Confira outras dicas para fazer um bom negócio na compra da casa própria:

Considere morar no centro da cidade

De acordo com especialistas no mercado imobiliário, os imóveis localizados na região central têm desvalorizado muito menos em relação aos situados em outros bairros.

Áreas nobres também são excelentes investimentos

Se você tiver bastante dinheiro em mãos ou crédito para financiamento, uma dica de ouro é comprar seu imóvel em áreas nobres da cidade. Não há muitos imóveis sendo construídos nessa região atualmente, mas a demanda específica por apartamentos em áreas mais nobres sempre é alta. Tenha em mente que, por pior que a crise esteja, o metro quadrado mais valorizado da sua cidade não perdeu a liderança. E há pessoas que só irão se mudar de um bairro nobre para outro.

Compre o imóvel à vista, se for possível

Independente do momento econômico, fazer compras à vista sempre aumenta o poder de barganha do comprador. Ainda mais diante de um cenário como o atual, a construtora certamente estará mais suscetível a conceder grandes descontos. Lembre-se que a fase está altamente desfavorável para o proprietário do apartamento. Então, seja firme na sua negociação que a tendência é você conseguir economizar bastante.